Dentro da sua rotina extenuante de horas de estudo, das preocupações com as disciplinas e habilidades que você está aprendendo ainda estarão entre as suas preocupações futuras: escolher a sua especialidade, selecionar as melhores residências, passar nos futuros exames, concluir suas especializações, conseguir um trabalho, abrir o seu consultório, não depender de planos de saúde, se tornar autoridade do mercado sem depender de terceiros, atrair os primeiros pacientes, e ter segurança para oferecer o diagnóstico correto. E o que eu vou te explicar agora pode te ajudar a resolver a maior parte destes problemas, e realmente deixará você à frente de todos os seus colegas, se for inteligente.
Você vive hoje uma realidade da profissão médica que se desenrolou muitas vezes na história, mas que teve um marco importante na história em 1922, no Congresso Nacional dos Práticos, onde se definiu o posicionamento e a valorização do profissional hoje. Eu poderia explicar exatamente o que aconteceu nesse congresso, mas para explicar isso, eu vou contar uma história de infância, muito mais simples e compreensível.
Quando eu tinha por volta dos 12 anos, o meu tio era despachante, ele cuidava da documentação de praticamente TODOS os carros que entravam e saiam do DETRAN. Ele ganhava muito bem, tinha muita autoridade no mercado e se sentia confortável. Mas veio a internet e varreu a sua profissão do mapa. Ele não viu a onda do mercado e não se reposicionou. Perdeu completamente o status e a renda.
Todas as profissões, sem exceção, estão sujeitas a flutuações de posicionamento e valor com o decorrer do tempo. E nesse percurso pode acontecer duas coisas negativas com a sua profissão. 1. Ela pode desaparecer, por questões de tecnologia e necessidades da sociedade. 2. Ela ser desvalorizada com o tempo, perder a importância.
Não precisa ficar em pânico excessivo e achar que a medicina pode desaparecer, mas sim entender as flutuações de valorização da profissão e como você vai dominar o futuro sabendo disso.
O Google disponibilizou as informações que antes vinham somente de dentro de um consultório e deixou na palma de nossas mãos. E isso reduziu uma parcela considerável da AUTORIDADE DO MÉDICO, e diminuiu a sua importância no processo como um todo. Pois muitas vezes, os pacientes têm a percepção de que são mais autoridade do que o médico e que possuem a solução para os seus problemas, então o médico se torna apenas um prescritor de receitas. Isso somado ao crescimento do número de profissionais no mercado fez os pacientes sentirem que possuem mais opções, além do médico do seu bairro.
O futuro que você deve evitar é a desvalorização do profissional, o que pode significar para você cada vez mais horas trabalhadas pela mesma recompensa. Ir contra a sua vontade, trocar horas de descanso, de lazer, de tempo com a família por plantões. Fazer tudo isso para alcançar os seus objetivos pessoais, uma casa, um carro, e por consequência se alimentar mal, ser consumido pelo stress, pelo desgaste físico e emocional.
É provável que agora você se sinta pressionado até pela concorrência dos colegas para ingressar nas residências. E futuramente, irá sentir que vai estar num mercado saturado, massificado pelo tamanho crescente da classe. Eu vou tranquilizar você agora com uma informação que poucos sabem, mas que é muito valiosa.
Entenda bem isso. Um segmento massificado NÃO é um segmento que tem muitos profissionais atuando nela. Uma área se torna massificada quando muitos profissionais utilizam da mesma imagem para se identificar, eles são muito semelhantes e parecidos. Então, o consumidor, olhando de fora, não vê profissionais realmente diferentes. Portanto, na visão dele, tanto faz escolher um ou outro. E na mente dele, não justifica pagar mais caro, valorizar mais se aparentemente são iguais. E invariavelmente ele vai escolher o mais acessível. Perceberam o cerne da questão? Faz sentido para você?
E agora começamos a chegar na mensagem que você precisa absorver profundamente, se for inteligente. Perceber que a sua imagem como profissional será tão importante quanto o seu conhecimento técnico. E a imagem que você criar será um ponto crucial para o seu sucesso num futuro próximo. E neste percurso que você está agora, você tem duas opções, ou você cria um POSICIONAMENTO-CÓPIA ou cria uma IMAGEM ÚNICA, totalmente autêntica. E você irá carregar este posicionamento por anos, talvez a vida toda se não compreender bem o processo. E nenhuma ferramenta nova que você aprender, seja de rede social, seja de anúncios, vão te tirar deste problema. Caso você escolha ter um posicionamento-cópia. Você irá gastar muito mais energia, tempo e dinheiro tentando se destacar.
Mas afinal, o que é POSICIONAMENTO-CÓPIA?
No início da sua escolha profissional, quando decidiu o que exercer e a construção de toda a sua idéia, muito provavelmente você se inspirou, talvez no seu pai, ou outro familiar, talvez em um professor. Ou até mesmo em um profissional que você admira, que já esteja em posição de grande relevância e destaque. E inconscientemente, tendemos a recriar e tentar seguir a imagem deste profissional. Ou seja, você tem uma REFERÊNCIA. Alguém para seguir os passos. É natural, pois ele deu certo. E esse é o motivo principal pelo qual as classes profissionais ficam tão parecidas, observe a sua classe, observe os advogados, e tantas outras classes, e verá que todos eles tem uma linha de raciocínio linear baseado em referências para desenhar o seu próprio trabalho e a sua imagem, as referências. Essa é a primeira grande armadilha que você deve estar alerta para não cair. Pois muitos de seus colegas também estão seguindo estas referências, e anos depois, todos estarão muito semelhantes. Será tarde demais, e você se verá em um mercado saturado.
Milhares de profissionais hoje se encontram nessa situação, se sentem tão parecidos, fazendo as mesmas coisas, com identidades tão parecidas, e agora desesperadamente não sabem o que fazer para se destacar.
A sua imagem vai te acompanhar em todas as situações profissionais. Ela será determinante para a sua maior valorização frente ao paciente, a sua velocidade de crescimento, o seu status, valor do salário-hora, facilidade de ingresso em processos seletivos, convites para participar de congressos, inserções na mídia, estabelecer parcerias, integrar comissões, instituições, cargos executivos, e finalmente irá impactar o seu faturamento e resultados. E invariavelmente somente se você souber demonstrar e gerar valor sobre o seu trabalho vai atingir seus objetivos.
Pare um minuto agora para fazer um cálculo rápido, isso vai te ajudar muito a ter perspectiva de todo o cenário. Qual é a quantidade de horas que você estuda por dia? Seja da faculdade ou da sua especialização. Qual o valor da mensalidade do curso que você está fazendo? quais os gastos mensais adicionais? Agora multiplique para calcular todo o seu tempo de formação, desde o início. Esse será o seu investimento de energia, tempo e dinheiro em todo o seu conhecimento técnico.
Dependendo da faculdade, esse valor pode se aproximar de 500 mil ou até de 1 milhão de reais. Imagine agora um gráfico com duas barras como este abaixo. A primeira barra representa o seu CONHECIMENTO e experiências acumulados e tudo o que investiu para adquiri-lo, as horas de estudo, trabalho, dinheiro, energia e tudo que abdicou para conquistá-lo. E a segunda barra é a sua IMAGEM. A sua imagem representa o quanto você sabe demonstrar o seu conhecimento, o quanto sabe se valorizar, e se vender como profissional.