Planejamento de Carreira

Planejar a carreira da forma correta é mais importante do que trabalhar, do que estudar e até do que ter um emprego e ganhar dinheiro. Um bom planejamento pode potencializar todos estes elementos anteriores e dar o caminho correto e mais rápido, com menos barreiras. Seja ela uma carreira institucional, autônoma ou empreendedora. Para todas estas alternativas o elemento-chave para evoluir é construir uma autoridade profissional, conquistar credibilidade do mercado, fazer um bom trabalho e colher os frutos.

O livro “Crie uma Imagem Profissional Impecável”, traz uma referência de que a carreira deve conter três elementos básicos: 1. Conhecimento; 2. Auto-estima; 3. Imagem. E assim descreve os 3 elementos:

O primeiro é a sua aptidão que você adquire com um curso, faculdade ou com a experiência. É o conhecimento em todas áreas que permite que você resolva problemas, crie soluções, execute um serviço, crie e produza produtos. É o que você sabe de fato.

O segundo é o seu emocional. É o seu estado de espírito. Este segmento tem evoluído e está muito presente com palestras motivacionais, coachs e terapias em geral.

O Terceiro Poder é a Imagem Profissional. É como a embalagem do seu perfume, e está muito além de se vestir bem. TUDO o que não é Conhecimento é Imagem. A Imagem é todo o cenário que você cria em torno do que você sabe ou faz. E este cenário é formado por mais de 30 fatores de Imagem, além da roupa. O Terceiro Poder irá determinar como o mercado enxerga você. Quais soluções irá buscar em você, quanto está disposto a pagar, e vai determinar diretamente a sua velocidade de crescimento.

O livro mostra que o brasileiro investe mais de 10 anos somente em conhecimento, gasta milhares de reais e demora muito mais para se desenvolver pois não sabe como construir uma Imagem Profissional. Em geral, não sabem quais os conceitos principais de imagem, os seus componentes, não sabem nem mesmo o que é uma autoridade e como construí-la. Mostra então como conquistar o Terceiro Poder e acelerar seu desenvolvimento.

Criar uma imagem e credibilidade não é enganar, esconder e falsear. Mas sim valorizar o que você sabe de fato, reconhecer o seu potencial e apresentar isso da melhor forma para garantir o seu máximo de desenvolvimento.

A Imagem Profissional é então a PONTE entre o seu conhecimento e o mercado. E a responsabilidade em construir esta ponte é totalmente sua. Não espere que as pessoas adivinhem ou reconheçam suas habilidades, conhecimentos ou feitos. Quanto mais forte é a sua ponte, maior é a sua credibilidade e maior a sua velocidade de crescimento profissional.

O objetivo principal de uma carreira ou empresa é construir uma autoridade profissional. Ou seja, alguém ou uma organização que seja autoridade em um assunto apta a resolver um determinado segmento de problemas, formar idéias e construir projetos. Muitos profissionais não reconhecem nem a própria autoridade no segmento ou área que possuem, e ficam estagnados quanto ao próximo passo que podem tomar para conquistar uma autoridade maior.

É preciso no processo de construção de imagem, antes de tudo separar o que é Conhecimento e o que é Imagem. Quando o profissional faz isso, ele está capacitado para trabalhar os dois de forma diferente e saber criar um fluxo entre os dois. A partir do reconhecimento de autoridade, o profissional pode planejar o que chamo de a Escalada de Autoridade. O próximo degrau que ele deseja alcançar, e não importa se o profissional tenha 1 ano ou 50 anos de experiência, escalar um degrau acima da carreira é sempre uma questão de Imagem em primeiro plano.

A Escalada de Autoridade significa que a partir da autoridade e título que você possui agora, você irá agregar novos títulos, e gradativamente ganhar mais e mais autoridade, e consequentemente mais reconhecimento e valor no mercado. Todo ser humano tem o direito de viver e conhecer o seu potencial máximo! E o potencial máximo do profissional é alcançado com o equilíbrio certo entre Conhecimento e Imagem. Mas existe um fator especial. Não é só o conhecimento que ele possui que pode ser utilizado, mas o que ele é capaz num futuro a curto, médio e longo prazo.

A dosagem correta entre o que ele sabe e o que é capaz no prazo certo irá determinar a medida correta de Imagem que ele pode criar, a expectativa que irá colocar no mercado, e as promessas que pode cumprir. Isto é assumir um desafio, e nenhum profissional de sucesso atingiu grandes resultados sem assumir grandes desafios. Este é o verdadeiro poder da imagem. A sua imagem deve trabalhar por você. Junto com o seu propósito para realizar todo o seu potencial. A Imagem será uma ferramenta valiosa na sua construção profissional e pode tornar o seu crescimwento exponencial se bem utilizada. Mas por fim, a Imagem não é e não deve ser considerada somente de forma externa e estética. Assim como a origem sânscrita de Bet-El-Za que quer dizer: “o lugar onde Deus brilha”. A sua Imagem será bela onde você brilhar.

Depois de 3 transições profissionais com sucesso e rapidez (exatas, biológicas e humanas) fui questionado por profissionais mais experientes no mercado o que eu estava fazendo para ganhar destaque. Então descobri meu verdadeiro poder: Criar uma Imagem Profissional Única, independente de onde estivesse. E escrevi o livro, que se transformou em um sistema de treinamento. Sobre mim, acesse: http://bit.ly/2WCNVD9
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *